quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Silmarillion

Quer desvendar todos os mistérios do Universo Tokieniano?! Conheça O Silmarillion.

O Silmarillion é o "evangélio"
 da Terra Média

Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 388

   O Silmarillion é um guia que conta toda a história e mitologia da Terra Média, pois fala sobre a criação da mesma, os Valar e Valinor; o surgimento dos elfos, hobbits, anões e humanos. Também traz informações importantes sobre Morgoth e Sauron, os principais vilões das mais famosas histórias do autor. Tem partes impressionantes sobre a história elfica, como uma maldição lançada sobre um dos clãs, a grande travessia dos elfos até a Terra Média, a batalha das silmarils, entre outras histórias fancinantes.
   De todos os contos do livro gostei mais do capítulo que conta sobre A Criação do Sol, Da Lua e das Estrelas . Sem falar na emocionante história de Beren e Lúthien, que conta ainda com um poema / canção dedicada aos dois chamado Balada de Beren e Lúthien. Vale dizer que este último conto foi escrito pelo autor, para sua esposa,  que Tolkien costumava chamar carinhosamente de  Lúthien.

  O Silmarillion é o conjunto dos muitos manuscritos de Tolkien, o autor estava organizando esta obra quando infelizmente faleceu. Mas para sorte dos fãs, o filho do mestre, Christopher Tolkien, terminou de organizar os textos do pai, e o livro foi lançado 3 anos depois da morte do autor. Os textos de O Silmarillion começam com a criação do mundo e terminam com um capítulo sobre os anéis de poder e a lendária batalha é descrita no primeiro volume de O Senhor dos Anéis ( A Sociedade do Anel). Sendo assim, podemos ler este livro antes ou depois de ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Eu comecei por este livro, pois o achei mais completo, e percebi que isto era o que faltava para entender melhor o universo contruido por Tolkien. 
  Aconselho O Silmarillion a todos os fãs de J. R. R. Tolkien, pois para mim,  embora a linguangem utilizada neste livro seja a mais complexa de todas as linguagens das obras que li deste autor, creio que esta seja uma leitura obrigatória aos fanáticos pela Terra Média.

Saiba mais...

Está interessado em ler O Silmarillion?
Leia também o histórico de leitura que fiz no Skoob, pois ele completa esta resenha:
http://www.skoob.com.br/estante/historico_leitura/4874669



Um comentário:

  1. Ta ai...mais um livro aguardando a minha leitura!!!
    aafff

    Mas pelo que eu vi não vou me arrepender, néh?!

    Abraços!

    www.estantedoconde.com

    ResponderExcluir