terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Monge e o Executivo


Apesar deste não ser um “livro padrão” ao estilo de resenhas desse blog, fui obrigada a ler este livro para fazer um trabalho, e gostei tanto dele que decidi dividir a resenha do mesmo com vocês:

Título: O Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Páginas: 128

Resenha: John é um homem que está em apuros em seu casamento, e apesar de ser o gerente de uma fábrica de vidros, tem sérios problemas no trabalho, seus filhos também já não o respeitam mais e por tudo isso, sua esposa “sugeriu” (na verdade praticamente o obrigou) que ele fosse a um retiro em um mosteiro, informando o John que mesmo o retiro se localizando em um templo religioso, o mesmo não tinha a intenção de mudar as crenças de ninguém, mas sim de ensinar aos outros como ser bons lideres...
     Jonh só aceitou ir por dois motivos: 1º Seu casamento realmente iria acabar se não obedecesse a sua esposa naquele momento, e 2º Descobriu que um grande homem dos negócios, chamado Leonard Hoffman, estava neste mosteiro. Isso o intrigou muito, pois há muito tempo Leonard havia abandonado o ramo empresarial e simplesmente sumido, mas não porque ele estivesse fracassado, e sim porque ele estava cansado daquela vida. Leonard Hoffman era uma verdadeira lenda dos negócios, então se alguém poderia ensinar o Jonh precisava, este alguém era Leonard, que atualmente era conhecido no mosteiro como irmão “Simeão”.
     Além desses dois personagens, mais cinco pessoas são incluídas ao grupo que irá nos ensinar mais sobre liderança, autoridade, serviço e sacrifício, amor, e vontade. São eles uma enfermeira, uma treinadora, um sargento do exercito, um pregador, e uma diretora. O que estes personagens tem em comum?! Quase nada exceto que todos ocupam posições de liderança seja no trabalho ou em casa, mas de fato o que é mais relevante em comparação a esses personagem é o modo como o autor usa da dinâmica dos envolvidos nesse retido de uma semana, nesse período temos a oportunidade de aprender e fazer um exame de como nos portamos com relação aos outro... Será que as coisas andam mal porque todos me odeiam?! Ou será que sou eu que não está sabendo se portar diante dos outros... É difícil explicar tudo o que se pode aprender ao longo da leitura de O Monge e o Executivo, mas uma coisa eu digo: a leitura do mesmo é bem simples e objetiva, as objeções e dúvidas dos participantes desse retiro, podem facilmente ser comparadas as dúvidas e objeções de qualquer pessoa, por isso eu gostei tanto desse livro, embora eu ache que é difícil explicar o que está escrito no texto, é bem mais fácil se você tentar ler o livro, tenho certeza de que todos que tentarem, não vão se arrepender.

Um comentário:

  1. Meu amigo leu esse livro e super recomendou pra mim! Fiquei até meio interessadinha de ler, mas não faz muito o meu estilo literário, futuramente vou dar uma conferida, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir