segunda-feira, 30 de maio de 2011

O que é J-Music?

Olá pessoal! 
Eu sou Park Chan Mi e sou responsável pela parte musical do nosso Blog e minha especialidade será as músicas orientais. Você pode estar pensando: "Musica oriental? Que coisa mais chata." Se você pensa assim, sinto dizer, você não sabe o que está perdendo. A música asiática vem crescendo bastante e muitas pessoas criticam por não conhecerem os estilos e o som propriamente dito. A cultura asiática é uma cultura muito rica e diversificada que merece ser valorizada e abrangida. Por isso, estou aqui para lhes abrir a mente e apresentar as mais diversas bandas e grupos orientais, sejam eles japoneses, chineses ou coreanos.

Para vocês irem se familiarizando (Isso para quem ainda é leigo no assunto), vamos começar a falar das músicas do Japão, ou seja, J-MUSIC!

O Que é J-Music?

Arashi - Um exemplo de Boy Band Japonesa, simbolo do J-Pop
  J-Music é a sigla utilizada para denominar a música japonesa em todos os seus gêneros. No Brasil, os estilos mais conhecidos são o J-Pop e o J-Rock. No ocidente o estilo se torna cada vez mais conhecido e admirado entre os jovens. Um exemplo de grupo de J-Pop é o Arashi e AKB48. 

AKB48 - Girl Band composta por quarenta e oito meninas.

O J-Pop (Pop Japonês), também chamado de música jovem japonesa, pode ser considerado como similar à música Pop ocidental. Uma de suas peculiaridades está na linguagem simples e nos instrumentos musicais utilizados, mais modernos, como bateria e guitarra, diferentemente do estilo Enka.  O Pop japonês sempre procurou acompanhar as transformações no mundo musical à sua maneira, de uma forma original em busca de uma identidade própria.
Já o J-Rock (Rock Japonês) é um nicho musical que abriga vários estilos e uma das formas mais populares de música no Japão atualmente.
The GazettE - Particularmente, minha banda de J-Rock Favorita.
Dentro do cenário J-Rock, existem vários visuais que estão diretamente ligados as bandas do rock nipônico. E não podemos falar de J-Rock sem citar o Visual Kei, que é o mais utilizado, porém também há outros estilos como o Oshare Kei.
O Visual Kei
Visual kei ("linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980. Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à  música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano (exemplo de bandas que utilizam esta influência seriam Malice Mizer, Moi dix Mois, Sito Magus e Versailles). 
Versailles Phirlamonic Quintet - Exemplo de Visual Kei
Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.
Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são, X-Japan, NightMare, Dead End, Buck-Tick e Color.  O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. 
An Cafe - Banda adepta do Visual Oshare Kei.
Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como Nightmare,Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Art Cube, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za,Alice Nine e the GazettE iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento. O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.

Enfim... Isso é uma pequena apresentação sobre as bandas japonesas e uma simples explicação sobre seus visuais. É sempre bom esclarecer o quesito do visual porque muitos acham estranho essas roupas, maquiagens exageradas. No Japão, isso é normal! Não se assustem muito. Na próxima, falarei um pouco sobre a música coreana e em seguida falarei isoladamente de cada banda, sendo mais especifica e clara. Postarei vídeos para que possam conhecer e assim por diante! 
Até a proxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário